quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RINOCERONTE DE JAVA EXTINGUE-SE NO VIETNAME


«
Amostras genéticas recolhidas em 2010 no Parque Nacional Cat Tien, no Vietname, confirmaram a morte do último exemplar de uma espécie do rinoceronte de Java - no Sudeste Asiático - devido à caça furtiva, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

O animal morreu após ser baleado nas pernas e de lhe ter sido cortado o chifre, um dos principais produtos da medicina tradicional chinesa, a fim de ser vendido no mercado ilegal, onde pode atingir os 30 mil dólares.

A organização dedicada à conservação da natureza publicou na terça-feira um relatório intitulado "A extinção do rinoceronte de Javan no Vietname" onde confirmou a extinção desta espécie. Contudo até 1988 acreditava-se que o rinoceronte de Java tinha desaparecido, até que um pequeno grupo foi descoberto nas selvas do Cat Tien.

O grupo ambientalista aponta no seu relatório a indiscriminada caça furtiva existente no país asiático como uma das causas do desaparecimento deste animal, aliada à "ineficaz" protecção nos parques nacionais no Vietname.
»

Fonte Jornal Público on-line 26 Out. 2011